quinta-feira, 20 de agosto de 2020

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

 

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Questão 1

Na visão de Chiavenato (2010), as etapas das quais estamos falando são:

l. das relações industriais;
ll. dos recursos humanos;
lll. da gestão de pessoas;
lV. das relações humanas

Marque a alternativa correta:

A) Todas estão corretas;

B) l, ll, lll estão corretas;

C) Apenas a l está correta;

D) l e ll estão corretas;


Questão 2

Possui foco na seleção de negócios da empresa; norteia as estratégias dos níveis hierarquicamente inferiores e tem caráter de longo prazo: 

A) Estratégia funcional

B) Estratégia corporativa

C) Estratégia de negócios

D) Estratégia cultural


Questão 3

 Qual o período se inicia a era da industrialização neoclássica ? 

A) 1990 à 2000

B) 1950 à 1990

C) 1940 à 1950

D) 1995 à 2010


Questão 4

Ano considerado o marco histórico no estudo da estratégia nas empresas, com o lançamento do livro de Igor Ansoff com ênfase no planejamento estratégico:

A) 1980

B) 1965

C) 1990

D) 1970


Questão 5

Segundo Maximiano as principais mudanças de paradigmas, no início do século XXI, estão relacionadas aos seguintes fatores:

l. Foco no cliente: são os clientes que direcionam os produtos ou serviços;
Il. Qualidade de vida: a preservação da saúde física e emocional tem preocupado os gestores dos novos modelos de gestão;  
lll. Mudança no papel das chefias: achatando a hierarquia e diminuindo o número de chefes;
lV. Adequado para ambiente estável e imutável e tecnologia fixa e permanente;

Marque a alternativa correta:

A) l e ll estão corretas

B) Todas estão corretas.

C) l, ll, lll estão corretas

D) I


Questão 6

Conforme Fischer (2011), esses diversos fatores se interligam nas relações pessoais, interpessoais e sociais que direcionam o comportamento das pessoas nas organizações, expressando o que o autor chamou de elementos componentes do modelo de gestão de pessoas:

l. princípios: orientações de valor e crenças básicas;

ll. Competência: conjunto de habilidades e tecnologias que permite a uma empresa oferecer um  determinado  benefício a seus clientes”, aspecto fundamental para a competitividade  e   consequentemente   para a sobrevivência da organização.

Ill. políticas: determinam diretrizes de atuação para objetivos de médio e longo prazo nas relações organizacionais;

lV. processos: elementos mais visíveis do modelo, tais como o plano de cargos e salários, a administração de carreira, as pesquisas de clima organizacional etc.


Marque a alternativa correta: 

A) l e ll estão corretas;

B) Todas estão corretas

C) Apenas a l está correta;

D) l, lll, lV estão corretas;


Questão 7

Dentre as principais mudanças citadas por Dutra (2011), destacamos as seguintes:

l. exigência de estruturas organizacionais flexíveis a adaptadas às contingências impostas pelo ambiente;
ll. exigência de processos decisórios ágeis e focados nas demandas do mercado;
lll. exigência de maior velocidade para entrar e sair de mercados locais e globais e para revitalizar os produtos ou serviços;
lV. exigência de alto grau de competitividade, necessitando pessoas que se articulem para formarem um time de contínuo aperfeiçoamento.

Marque a alternativa correta: 

A) l e ll estão corretas;

B) Todas estão corretas;

C) Apenas a l está correta;

D) l, ll, lll estão corretas;


Questão 8

Compreende o período que começou a partir da década de 1990 até os dias atuais. A sua principal característica, ressalta Chiavenato (2010), consiste nas rápidas e constantes mudanças:

A) Era da Informação

B) Era da industrialização neoclássica

C) Era da industrialização clássica

D) Era dos aspectos


Questão 9

“Diz respeito à pessoa ser vista como um ser integral e único. Assim, o desafio lançado para a gestão de pessoas é como encarar cada pessoa considerando sua individualidade e como gerenciá-la dentro desse ambiente de diversidade” 

A) Aprendizagem

B) Transparência

C) Processos

D) Dimensões das pessoas


Questão 10

Fator interno que são diferentes formas de organização exigem distintas maneiras de buscar o comportamento adequado pelo processo adotado. Assim, por exemplo, as práticas de qualidade total determinam políticas que orientem o padrão de desempenho desejado:

A) Estrutura organizacional

B) Tecnologia adotada

C) Organização do trabalho

D) Cultura organizacional

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