CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DA CIDADania
Questão 1 |
Discute acerca da relação existente entre a modernidade sólida e a
modernidade líquida ou fluída, na qual dispõe que “a modernidade “sólida” era
uma era de engajamento mútuo. |
A) Bauman |
B) Piaget |
C) Habermas |
D) Bittar |
|
Questão 2 |
Complete a lacuna abaixo: Desse modo, o povo deve ser capaz de compreender os preceitos da
Constituição de _____________ e o sistema político para fins participar das
decisões emanadas pelo poder público, que atua no sentido de alcançar o bem
comum em representação dos interesses da sociedade. |
A) 1988 |
B) 1980 |
C) 1986 |
D) 1987 |
|
Questão 3 |
Ao profissional de educação, é necessário dar-se tempo e oportunidade
de familiarização com os eixos de uma renovação curricular e com as novas
tecnologias educativas; possibilitar-lhe condições de reflexão sobre o tipo
de educação e de currículo a ser desenvolvido, em função universo social de: |
A) educação e
professores |
B) curricular e
professores |
C) alunos e professores |
D) tecnologias e
professores |
|
Questão 4 |
Complete as lacunas abaixo: Capacidade de __________ e a _______________ são referenciais
importantes para o aprimoramento e a reafirmação do Estado Democrático de
Direito, uma vez que os movimentos sociais se constituem um meio de expressão
dos interesses públicos e permitem a aproximação do Estado e da sociedade. |
A) mobilização
política e a participação política |
B) mobilização
democrático e a participação política |
C) mobilização social e a participação política |
D) mobilização
cultural e a participação política |
|
Questão 5 |
“Para questionar, em sua exposição,
a formação que se faz necessária ao cidadão para realizar reivindicações
políticas afirmando que “cidadãos em maioria desconhecem o histórico e o
contexto atual de seus próprios direitos fundamentais; não reconhecem o valor
da conquista de uma Constituição democrática, o significado de república. ” |
A) Freud |
B) Bittar |
C) Piaget |
D) Brochado |
|
Questão 6 |
“Art. 3º. Constituem objetivos fundamentais da República Federativa
do Brasil: I - Construir uma sociedade livre, justa e não solidária; II - Garantir o desenvolvimento nacional; III - Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as
desigualdades sociais e regionais; IV - Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo,
cor, idade e não quaisquer outras formas de discriminação”. (Constituição
Federal, 1988) Marque a alternativa correta: |
A) I, II e IV |
B) I,II,III, IV |
C) II e III |
D) I e IV |
|
Questão 7 |
Destaca-se a ausência de articulação de uma liderança centralizada do
movimento e a carência de objetivos claros nos protestos perpetrados em: |
A) 2014 |
B) 2013 |
C) 2010 |
D) 2016 |
|
Questão 8 |
O seu tratamento no currículo pode viabilizar um novo rosto aos
conteúdos escolares, tendo em vista a formação para a: |
A) Ética |
B) Responsabilidade |
C) Trabalho |
D) Cidadania |
|
Questão 9 |
A primeira geração corresponde ao direito à liberdade, na esfera civil
e política, e pressupõe a separação entre: |
A) Cidade e sociedade |
B) Comunidade e
sociedade |
C) País e sociedade |
D) Estado e Sociedade |
|
Questão 10 |
Para alcançar um nível de educação satisfatório, o indivíduo precisa
ser alfabetizado e ser também capaz de: |
A) alfabetização e
interpretar textos |
B) educação e
interpretar textos |
C) ler e interpretar textos |
D) escrever e
interpretar textos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário