OBSERVAÇÃO: QUESTÃO 1 E 3 ESTÃO ERRADAS.
1) Julgue as duas asserções a seguir,
bem como a relação entre elas:
I. Enquanto estamos projetando e
desenvolvendo uma carreira profissional, nossa vida está acontecendo
concomitantemente, por isso, precisamos sempre contextualizar a nossa vida de
maneira sistêmica.
PORQUE
II. O trabalho é uma parte da vida e
também precisamos ficar atentos em relação a nossa saúde física e mental,
relacionamentos familiares e conjugais, tempo disponível para o lazer e
atividades culturais, espiritualidade ou atividades de crescimento pessoal,
dentre outros pontos de atenção.
Analisando as asserções acima,
conclui-se que:
Alternativas:
- A
primeira asserção está correta e a segunda está incorreta.
- A
primeira asserção está incorreta e a segunda está correta.
- Ambas
as asserções estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.INCORRETO
- As
duas asserções estão incorretas.
- Ambas
as asserções estão corretas, sendo que a segunda justifica a primeira.
MARQUEI LETRA C, ERRADA.
2)De acordo com a
Epistemologia Genética (Construtivismo), tudo aquilo que é uma novidade causa
_________ em termos de conhecimento do indivíduo. Isso causará uma busca pelo
_________ (processo que o autor chamou de equilibração), fazendo com que o
indivíduo utilize ferramentas e sua _____ para atingir novo estado de
equilibração.
Assinale a alternativa que preenche
adequadamente as lacunas:
Alternativas:
- Oscilação;
resultado; saúde.
- Desafio;
segredo; prática.
- Instabilidade;
constante; movimentação.
- Desequilíbrio;
equilíbrio; inteligência.CORRETO
- Desnível;
equívoco; inteligência.
3)Sobre as cinco
dimensões da personalidade, considere as alternativas abaixo:
I. Abertura a novas experiências: as
pessoas com baixo grau dessa dimensão são otimistas, calmas, de fácil trato,
possuem boa autoestima, difíceis de serem perturbadas, emocionalmente estáveis
e são menos reativas emocionalmente, também não possuem sentimentos negativos
permanentes (o que não significa que experimentem sentimentos positivos com
frequência).
II. Conscienciosidade: pessoas com
alto grau dessa dimensão, tendem a ser organizadas, autodisciplinadas,
motivadas, comprometidas, enérgicas, esforçadas e bastante responsáveis,
confiáveis, eficientes, autônomas, controladas e orientadas para atingir seus
próprios objetivos (persistentes).
III. Extroversão: pessoas com baixo
grau dessa dimensão, costumam ser introvertidas, calmas, pensativas,
reservadas, ponderadas e submissas.
IV. Amabilidade: pessoas com essa
dimensão em alta, agem sempre de modo cooperativo e não egoísta, são
tolerantes, agradáveis, polidas, simpáticas, sensíveis, altruístas,
prestativas, atenciosas, modestas, comprometidas, respeitosas.
V. Neuroticismo: as pessoas com alto
grau dessa dimensão são indivíduos com amplos interesses, pouco convencionais,
curiosos, excitáveis, artísticos, aventureiros e imaginativos, gostam de
aprender.
São verdadeiras:
Alternativas:
- Apenas
I, III e V.
- Apenas
I, II, IV.
- Apenas
I, II e III.INCORRETO
- Apenas
III, IV, V.
- Apenas
II, III, IV
·
MARQUEI LETRA C, ERRADA.
4) Sobre as
competências socioemocionais, analise as orações abaixo e assinale cada uma
delas com V(erdadeiro) ou F(also):
( ) O termo Netiqueta é uma junção das palavras “net” com “etiqueta”, que
propõe algumas boas práticas de comunicação harmônica para nossa convivência no
mundo virtual.
( ) Além de sociais e psicológicos, somos seres biológicos; na verdade, o ser
humano é um ser biopsicossocial, pois é uma pessoa que depende de suas próprias
condições biológicas, mentais e sociais.
( ) As competências podem ser listadas e classificadas de uma única maneira,
pois são termos universais e, portanto, não podem ser divididas.
( ) As competências no mundo do trabalho se dividem em: profissionais,
organizacionais e humanas, mas devemos considerar também as competências
socioemocionais.
( ) Segundo a BNCC, as competências socioemocionais devem ser desenvolvidas
apenas a partir do momento em que o indivíduo ingressa no mercado de trabalho.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta:
Alternativas:
- V
– V – F – V – F.CORRETO
- F
– F – V – F – V.
- V
– V – V – F – V.
- F
– V – F – V – F.
- V
– F – V – F – V.
5) No campo da
Psicologia Social é enfatizada a influência dos ________ em nossa aprendizagem.
Compreendemos que é possível aprendermos muitas coisas sozinhos, porém muito
antes de aprendermos a aprender _________, o ser humano aprende com os outros.
A construção de nosso comportamento é resultado da _________, dos valores e
princípios éticos que recebemos desde o berço da nossa família. Até nos
primeiros momentos em que começamos a conviver em ________, é possível perceber
como a aprendizagem social é relevante.
Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas acima:
Alternativas:
- Grupos; sozinho; aprendizagem social;
comunidade.ORRETO
- Pais;
a viver junto; aprendizagem social; sinergia.
- Grupos;
a ser; experiência empírica; sintonia.
- Homens;
a viver junto; experiência empírica; comunidade.
- Pais;
sozinho; correção; sintonia.
6) Há uma diferença
entre o planejamento de vida e o planejamento de carreira. O planejamento de
_________ inclui: cursar uma faculdade, fazer pós-graduação, obter uma
certificação, _________ para aprender idiomas, entre outros, é o que
pretendemos para nosso __________. Já o planejamento de __________ é aquilo que
pretendemos fazer ao longo de um determinado período de __________ e pode
incluir: cuidar da _________, aprender música, construir uma casa, comprar um
veículo, aprender idiomas, viajar, se casar, ter filhos.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas acima:
Alternativas:
- Vida,
intercâmbio, plano, carreira, experiência, vida.
- Carreira, intercâmbio, trabalho, vida,
tempo, saúde.RRETO
- Temporal,
motivação, lazer, experiência, planejamento, família.
- Vida,
passeios, trabalho, carreira, tempo, saúde.
- Carreira,
passeios, plano, vida, experiência, vida.
7) Assinale a
alternativa que apresenta uma política pública:
Alternativas:
- Base
Nacional Comum Curricular (BNCC).
- Constituição
Federal.
- Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN).
- Programa Universidade Para Todos
(PROUNI).CORRETO
- Partidos
políticos.
8) Jean Piaget
talvez tenha sido um dos primeiros psicólogos a buscar a relação entre a emoção
e a ___________, descrita no livro Inteligência e afetividade (2005). De acordo
com o autor, a cognição desenvolve-se melhor a partir de __________ do próprio
sujeito, ou seja: aprende-se melhor a partir de _________ pessoais quando a
própria pessoa tem a possibilidade de manipular (mentalmente ou fisicamente)
aquilo que está aprendendo. A todas estas aprendizagens está associada uma
motivação, a vontade de aprender ou descobrir, o desejo de superar um desafio e
sair vencedor, associada a, no mínimo, uma _________.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas acima:
Alternativas:
- Afetividade,
manipulações, emoções, neurociência.
- Aprendizagem, ações, experiências,
emoção.CORRETO
- Ciência,
idades, características, fase.
- Neurociência,
ideias, inteligências, característica.
- Significância,
limitações, ignorâncias, competência.
9) Quando falamos
sobre nós mesmos, o que sentimos, pensamos, sobre nosso papel no mundo, enfim,
quando nos definimos, estamos tratando de:
Alternativas:
- Autorrespeito.
- Autorretrato.
- Autoindulgência.
- Autoconceito.CORRETO
- Autonomia.
10) Associe as duas
colunas:
A – Sensação |
I – Pessoas que não costumam
dar atenção a detalhes, compreendendo mais facilmente o sentido amplo das
experiências. |
B – Intuição |
II – As pessoas desse tipo
costumam julgar o valor intrínseco das coisas, valorizam o sentimento e não a
razão, preocupam-se com a harmonia e apoiam movimentos sociais. |
C – Pensamento |
III – Pessoas práticas e
realistas, bastante focadas no momento presente, gostam que as coisas
funcionem bem e se empenham para que tudo esteja em bom andamento.
Entretanto, seu foco não está em criar novos caminhos ou pensar em
alternativas. |
D - Sentimento |
IV - Pessoas que conseguem
fazer uma análise bastante lógica e racional, portanto, são capazes de
julgar, classificar e separar as coisas, sem se preocupar muito com valores
afetivos. |
Assinale a alternativa que traz a
relação
correta entre as duas colunas:
Alternativas:
- A-I,
B-IV, C-III, D-II.
- A-IV,
B-I, C-II, D-III.
- A-III, B-I, C-IV, D-II.ORRETO
- A-II,
B-IV, C-II, D-III.
- A-III,
B-II, C-IV, D-I.
OBSERVAÇÃO: QUESTÃO 1 E 3 ESTÃO
ERRADAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário